segunda-feira, 18 de maio de 2020





Hoje, no dia Internacional dos Museus, trazemos para vocês um depoimento de nossa amiga Isabella Carvalho de Menezes, que é Técnica em Assuntos Educacionais no Museu do Ouro, aqui em Sabará.
Você já visitou o Museu do Ouro? Se sim, vai poder identificar muitas coisas na fala da Isabella, se não, aproveite para conhecer um pouquinho mais sobre ele. O museu está fechado devido à quarentena mas, assim que reabrir você poderá fazer uma visita.
Por que visitar o Museu do Ouro?

"A graciosa tela de Gislane Bouzas retrata o pátio dos fundos do Museu do Ouro, com suas pedras, madeiras, verdes e adobes. Os sabarenses que já passaram pelo quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental costumam ter esse cenário na memória, complementado ainda pela grande roda de madeira, que era o engenho utilizado para triturar minério e ouro, e pelo relógio de sol, esculpido em pedra sabão. Talvez se recordem da importância histórica que possui o casarão, único exemplar de casa de fundição de ouro que ainda restou preservado em nosso estado, desde o período colonial. Chamam a atenção, na exposição do museu, as ambientações de época, como o quarto da donzela e o quarto do rico minerador; a belíssima Santana Mestra, de Antônio Francisco Lisboa, e o imponente São Jorge; as ferramentas de minerar, a prensa de cunhar barras de ouro, os cofres e móveis cheios de segredos. As peças do museu são fragmentos de memória da nossa sina mineradora.

Ao percorrer os corredores, salas e pátios do casarão, o visitante pode buscar direções, fazer descobertas, criar significados, imaginar, conectar-se com o outro, no tempo. Mas é importante compreender que a narrativa que ali está colocada é apenas uma forma de contar a história, entre tantas outras possíveis, de modo que o museu reivindica um exercício de interrogação permanente. É necessário lançar olhares também para os objetos que não estão na exposição, para as suas ausências, lacunas e silenciamentos, pois eles dizem muito. Mais que ensinar história, o museu convida o visitante a pensar historicamente."

2 comentários:

Unknown disse...

Ótimo artigo. Muito próprio para hoje. O quadro de Gislane ficou ótimo com esta moldura dourada. Bem Museu do OURO.

Polistyca disse...

“Muito engana-me, que eu compro”
E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Eis aqui a superficialidade do PETISMO:
0. “Coração Valente©”
1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
2. “Pronatec©”
3. “A Copa das Copas®”
4. “Fica Querida©”
5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6. “Foi Golpe®”
7. “Fora Temer©”
8. “Ocupa Tudo®”
9. “Lula Livre®”
10. “®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
11. “O Brasil Feliz de Novo®”
12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
13. “Ele não®”.
14. “Minha Casa, Minha Vida©”
15. “Saúde não tem preço®”
16. “Haddad agora é verde-amarelo®” [rsrsrs].
17. “Rede cegonha©”
18. “LUZ PARA TODOS™” (KKKKK).
19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
20. “Água para todos©” (é mesmo?)
21. “Mais Médicos®”
22. “Controle social da mídia™” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
24. “Bolsa Família®”
25. "Cova América©" (inveja petista).
26. "Superpedido®" (truculência e ódio do Petismo)
27. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
28. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.
Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.

É o tal de: “me engana que eu compro”.
Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT!
Nós todos apreciamos consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom... Mas não nesse caso.

-----------------

Precisamos dos conservadores na política. Conservadorismo não é pejorativo e nem algo ruim, como a esquerdalha sempre deseja narrar (nas escolas sobretudo). Conservador é aquele que conserva os grandes feitos e conquistas da humanidade. As boas músicas. O antigo e a tradição boa. Uma receita excelente. A família e a fé.

Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins e curuminhas. Isso é tradição. Isso é conservadorismo.

Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve.

O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas).
Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto…
O resto são frasinhas® poderosas:

Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:
A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.

Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.

Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade.