quarta-feira, 28 de maio de 2014

Teia da Diversidade

Aconteceu em Natal/RN a Teia da Diversidade. Foi o encontro de Pontos de Cultura de todo Brasil. Houve também a Roda de Conversa dos Pontos de Leitura.


A mesa foi composta por José Castilho (Secretário Executivo do PNLL), Fátima Bezerra (Deputada Estadual RN), Fabiano dos Santos (Diretor da DLLLB/MinC) e Túlio Damascena,  como representante dos Polos de Leitura.
A palavra inicial foi de Fabiano, apresentando o pessoal da mesa e dizendo da alegria de reunir os Pontos de Leitura na Teia da Diversidade. Depois Castilho disse sobre o hiato que ocorreu nas políticas de livro e leitura na gestão de Galeno Amorim, com a mudança da secretaria para o Rio de Janeiro. Depois dele foi a vez da deputada Fátima Bezerra discorrer sobre os projetos de leis que estão tramitando no Congresso Nacional – como a de nº1321/2011 – Criação do Fundo Nacional Pró-Livro, além da  PL 4534/2012 – Livro digital (novo conceito para o livro e democratização do acesso). Além da PEC 100.
Após isso Fabiano lembrou de quando visitou a Borrachalioteca acompanhado de Bartolomeu Campos de Queiróz e como ele se emocionou ao ouvir Sartre, aos 8 anos de idade, declamar Infância de Carlos Drummond de Andrade.
Perguntou se Túlio poderia declamar e ele acionei Águida Alves (dos Arautos da Poesia) que declamou majestosamente o poema e foi bem aplaudida.
Túlio disse sobre a importância das políticas públicas para a sustentabilidade e ações contínuas para o livro e leitura, além de mediar o poema “Senhor Livro” de Gonçalo Ferreira. Fabiano chamou os representantes dos GTs Nacionais do Livro e Leitura para se apresentarem. E após essa apresentação ele explicou os mecanismos de prêmio em dinheiro, que difere do odioso edital que foi a compra de acervo e do kit no edital 2008. Disse também que foram 150 projetos inscritos no último edital para os projetos sociais de leitura, para a premiação de 30 inscritos.



Já a segunda parte da Roda de Conversa. Outra rodada de apresentações, agora mais sucinta, e fomos separados por regiões para sistematizar propostas que iriam para o Fórum de discussões.

Uma das proposições foi um Fórum permanente de discussões, com publicações, a continuidade dos prêmios e uma plataforma de divulgação das atividades feitas pelos pontos de leitura.



Nenhum comentário: