A mesa foi composta por José Castilho (Secretário Executivo do PNLL), Fátima Bezerra (Deputada
Estadual RN), Fabiano dos Santos (Diretor da DLLLB/MinC) e Túlio Damascena, como representante dos Polos de Leitura.
A palavra inicial foi de Fabiano,
apresentando o pessoal da mesa e dizendo da alegria de reunir os Pontos de
Leitura na Teia da Diversidade. Depois Castilho disse sobre o hiato que ocorreu
nas políticas de livro e leitura na gestão de Galeno Amorim, com a mudança da
secretaria para o Rio de Janeiro. Depois dele foi a vez da deputada Fátima
Bezerra discorrer sobre os projetos de leis que estão tramitando no Congresso
Nacional – como a de nº1321/2011 – Criação do Fundo Nacional Pró-Livro, além
da PL 4534/2012 – Livro digital (novo
conceito para o livro e democratização do acesso). Além da PEC 100.
Após isso Fabiano lembrou de quando
visitou a Borrachalioteca acompanhado de Bartolomeu Campos de Queiróz e como
ele se emocionou ao ouvir Sartre, aos 8 anos de idade, declamar Infância de
Carlos Drummond de Andrade.
Perguntou se Túlio poderia declamar e ele
acionei Águida Alves (dos Arautos da Poesia) que declamou majestosamente o poema e foi bem aplaudida.
Túlio disse sobre a importância das
políticas públicas para a sustentabilidade e ações contínuas para o livro e
leitura, além de mediar o poema “Senhor Livro” de Gonçalo Ferreira. Fabiano
chamou os representantes dos GTs Nacionais do Livro e Leitura para se
apresentarem. E após essa apresentação ele explicou os mecanismos de prêmio em
dinheiro, que difere do odioso edital que foi a compra de acervo e do kit no
edital 2008. Disse também que foram 150 projetos inscritos no último edital
para os projetos sociais de leitura, para a premiação de 30 inscritos.
Já a segunda parte da Roda de Conversa. Outra rodada
de apresentações, agora mais sucinta, e fomos separados por regiões para
sistematizar propostas que iriam para o Fórum de discussões.
Uma das proposições foi um Fórum permanente de discussões,
com publicações, a continuidade dos prêmios e uma plataforma de divulgação das
atividades feitas pelos pontos de leitura.
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