quinta-feira, 4 de julho de 2013

Livro e CD trazem histórias de Sabará

Lançamento aconteceu no domingo, na Sala Son Salvador. Obras trazem narrações de sabarenses de 14 a 92 anos de idade.

 
A biblioteca da Sala Son Salvador, no bairro Cabral, ficou lotada na manhã de domingo. Todos queriam ver de perto o resultado do projeto “Vez e Voz para as Histórias de Sabará”: um livro e um CD com radiodocumentários que trazem narrações de sabarenses de 14 a 92 anos de idade. Um grupo de 60 pessoas participou, em março, de uma oficina de produção textual e radiodocumentário com as jornalistas catarinenses Lindanir Helena Tomelin e Marília Crispi de Moraes. As duas retornaram a Sabará no último fim de semana para o lançamento do livro e do CD.
A emoção tomou conta do ambiente quando Linda apresentou um vídeo com algumas fotos e momentos da oficina, realizada em parceria com o Ponto de Cultura Borrachalioteca e com apoio da ONG La Luz. “Parece que os sabarenses estavam com as histórias já no céu da boca, ávidos para expressá-las e o projeto permitiu isso”, afirmou Marcos Túlio Damascena, idealizador da Borrachalioteca.
Alunos da escola Juquinha de Almeida, do bairro General Carneiro, que também participaram do projeto, vieram de van para o lançamento. “Foi muito legal participar da oficina e mais legal ainda ver nossas histórias no livro e no CD”, comentou a estudante Lorrayne de Oliveira.
Para Maria de Lourdes dos Reis, a “Lurdinha”, o projeto desenvolvido pelas catarinenses também serviu de incentivo para que o grupo tome outras iniciativas que visem ao resgate das boas histórias que os sabarenses guardam na memória, sejam elas fictícias ou não. “Nunca vamos esquecer desse trabalho”, completa.
O projeto “Vez e Voz para as Histórias de Sabará” foi selecionado no edital Bolsa de Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012, da Funarte (Fundação Nacional das Artes), com apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, Programa Mais Cultura e Cultura Viva. O livro, com 120 páginas, traz textos produzidos pelos participantes da oficina, e o CD compreende radiodocumentários que tratam dos carnavais de Sabará, causos, a história da Borrachalioteca, além de curiosidades e até poesia. A trilha sonora é dos sabarenses Silas da Fonseca e Zé Alves.
Para Lindanir, a parte mais difícil do projeto foi selecionar as histórias para publicação. “Eram muitos textos e mais de 10 horas de gravações e muita coisa boa precisou ficar de fora por conta do espaço”, observa. Linda afirma que a experiência vivida em Sabará foi única e inesquecível. “A receptividade dos sabarenses foi algo muito além das nossas expectativas. Não tomamos água do Kakende, mas certamente a saudade vai nos obrigar a visitar Sabará de vez em quando”, brinca.
Parte da edição dos livros e CDs será distribuída gratuitamente para escolas púbicas de Minas Gerais, principalmente de Sabará e o restante vai para escolas públicas de Santa Catarina, pois um dos objetivos do projeto é promover o intercâmbio cultural entre diferentes regiões do país.








Nenhum comentário: