domingo, 8 de janeiro de 2012

Jornal Super Notícias publica matéria sobre a Borrachalioteca

O jornal Super Notícias de domingo, dia 08 janeiro de 2012, publicou uma matéria sobre a Borrachalioteca. "Um na Multidão" é uma série de reportagens sobre pessoas que fazem diferença na sociedade.


Veja:

Um jeito diferente de ler o mundo


Há dez anos, projeto criado por Marcos Túlio leva cultura e diversão a moradores de Sabará


Texto: Paula Santos


Publicado no Super Notícia em 08/01/2012


Nada é impossível para quem sabe o que quer e se permite sonhar. E foi acreditando no seu sonho que, Marcos Túlio Damascena, de 33 anos, criou uma biblioteca dentro da borracharia do pai, no bairro Caieira, em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. "Minha ideia era dividir o gosto pela literatura e servir a comunidade", explica.

A Borrachalioteca começou em 2002, com 70 livros doados pela Biblioteca Municipal da cidade. No início, o pai de Marcos Túlio, Joaquim Escolástico Damascena, não aceitou bem a história. Mas, com a enorme adesão, o borracheiro acabou cedendo. Hoje, ele tem orgulho do filho. "Ele me ajuda muito, cuida dos livros e ainda é o meu braço direito na borracharia".

Em dois anos, os 70 livros se transformaram em 500. A multiplicação ‘chamou a atenção da imprensa. A maior visibilidade trouxe mais leitores e doações. "Chegaram livros de todo o país", conta Marcos Túlio. Foi então que surgiu a necessidade de legalizar a Borrachalioteca com a criação do Instituto Cultural Aníbal Machado.

A fama também possibilitou a realização de outro sonho. Marcos Túlio foi presenteado com meia bolsa de estudos para fazer a tão sonhada faculdade de letras. Hoje, ele exerce a profissão no Presídio de Sabará. "É uma experiência muito gratificante", revela.

O acervo da Borrachalioteca é composto por aproximadamente 10 mil obras. O maior orgulho de Marcos Túlio é ver pessoas de todas as idades pegando livros na biblioteca. Rosângela Oliveira, de 30 anos, conta que aprendeu a gostar de ler depois de conhecer o projeto. Hoje, ela lê, em média, dois livros por mês. "Não abro mão da leitura, pois ela mudou a minha vida", explica. Nei Wilson de Souza, de 29, frequenta a Borrachalioteca desde o início e conta que antes o acesso aos livros era muito difícil. "Graças ao Marcos Túlio posso ter acesso à cultura", agradece.


Família

Os filhos de Marcos Túlio já nasceram cercados de livros. Sartre, que quase se chamou Nietzsche, tem 9 anos e já sabe poesias de cor. Já Cecília Clarice, de 3 anos, traz no nome uma homenagem às escritoras Cecília Meireles e Clarice Lispector.

A esposa, Águida Alves, também é uma grande parceira de Marcos Túlio. Ela trabalha como contadora de histórias em escolas públicas de Belo Horizonte. Além disso, é responsável pelas tardes culturais nas bibliotecas do projeto. Eles estão sempre juntos, nos eventos, na catalogação dos livros, enfim, na organização de tudo. Como ela mesma diz, eles estão sempre de mãos dadas. "É muito bom ser casada com alguém que se parece com a gente. E nós dois temos o mesmo amor pela leitura".

Marcos Túlio conserta pneus e orientava as pessoas na escolha dos livros, tudo ao mesmo tempo. E, mesmo com tantas atividades, ainda sobra tempo para continuar sonhando. Em 2012, ele colocará uma Kombi na estrada para levar os livros a outras comunidades. É a "Borrachalioteca Sobre Rodas". Mas, o grande sonho é ter um espaço próprio. "Sei que podemos muito mais. Sei que eu quero muito mais".


Leitores até atrás das grades


O prazer pela leitura se espalha por Sabará. Além da sede, o projeto está em outros três lugares da cidade. A ampliação começou em 2007, quando a Borrachalioteca ganhou o Prêmio Vivaleitura, do governo federal, na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. O recurso oferecido como prêmio possibilitou a criação da Sala Son Salvador. Localizada no bairro Cabral, atendente cerca de 300 pessoas por mês com um acervo de 5.000 livros. Em 2010 foram inaugurados mais dois espaços de leitura. A Casa das Artes, no bairro Água Férrea, abriga uma biblioteca infantojuvenil e a Cordelteca Olegário Alfredo com 2.000 cordéis. É lá também a sede dos grupos "Arautos da Poesia" e "Tambores Gerais", com oficinas de poesia e percussão.

Já a sala "Libertação pela Leitura" funciona dentro do Presídio de Sabará. Segundo o diretor geral da instituição, José Romero da Cunha, a leitura funciona como uma terapia para os presos. "Muitos detentos, estimulados pela leitura e pela escola dentro da unidade prisional, voltaram a estudar". Romero ainda ressalta o bom relacionamento de Marcos Túlio com os alunos durante as aulas de português, três vezes por semana. "O apoio dele é muito importante para o presídio", afirma o diretor. (PS)


Fotos: Alexandra Simões e João Miranda



Águida, mulher de Marcos, é uma das contadoras de história



Marcos Túlio com o pai Joaquim e o filho Sartre



Espaço Libertação conta com 1.200 livros para 117 detentos

2 comentários:

Salomaoss disse...

Marcos Túlio,
Gostaria de saber se vocês aceitam doação de revistas especializadas também, colecinei revistas sobre carros, motos etc por 20 anos e atualmente não tenho temppo pra ler ou cuidar delas. Tem revistas de antes d'eu nascer, pra quem gosta de carro antigo são um pedaço do paraíso. Penso que seu projeto poderia fazer bom proveito desse acervo, o que acha? E não, não doarei a nenhuma biblioteca do poder público pois sei de alguns funcionários que simplesmente JOGAM NO LIXO os exemplares doados quando não dispõem de tempo ou saco para incluí-los no acervo.

Mirna disse...

O Gomeria são uma das primeiras empresas que surgiram a partir da invenção do automóvel são louvores que permitiu a empresa a crescer muito, porque em primeiro lugar o carro tinha muitas falhas e precisava corrigir o borracheiro
para continuar e hoje é Um negócio que está bastante expandido.