terça-feira, 23 de novembro de 2010

Borrachalioteca é destaque no Livro: Balanço das Ações de Livro e Leitura do Ministério da Cultura 2003/2010

O livro MAIS LEITURA - Balanço das Ações do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura - 2003/2010 foi lançado em Brasília - DF no último dia 19 de novembro de 2010.


CAPA


CONTRACAPA


A publicação conta com depoimentos do Ministro da Cultura Juca Ferreira, de Silvana Meirelles - Secretária de Articulações Institucionais, de Fabiano dos Santos Piúba - Diretor do Livro, Leitura e Literatura e do Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura José Castilho Marques Neto. O livro traz um panorama das Ações do Livro e da Leitura em várias frentes como: política do livro, o Ano Ibero-americano da Leitura: Vivaleitura, colegiado setorial: gestão compartilhada, PNLL: Estado e sociedade juntos pelo desenvolvimento da leitura no Brasil, uma outra bibliotca é possível, bibliotecas em todos os municípios: universalização do acesso, equipamentos culturais de referência, novos espaços de leitura, para além da democratização do acesso, o desafio institucional, e conhecimento institucional.

No capítulo Novos Espaços de Leitura a Borrachalioteca teve destaque, com texto e fotos sobre a iniciativa.



Segue o texto na íntegra:

Borrachalioteca de Sabará – Um jeito diferente de ler o mundo

Em 2002, eu fui trabalhar com meu pai, Joaquim Damascena, na borracharia dele. Ali, percebi que a comunidade em torno interagia com o espaço ao se dirigir até lá para lerem os jornais diários que seu Joaquim comprava. Então eu pensei: “por que não colocar alguns livros?”. E assim, em uma visita a biblioteca pública da cidade solicitei alguns livros e os 70 primeiros livros chegaram à borracharia. De maneira improvisada, é verdade, pois ainda não havia no local nenhuma prateleira e os livros foram colocados em uma mesa.

A notícia se espalhou entre os clientes da borracharia e logo o montante de livros foi crescendo. E as pessoas começavam a interessar por essa biblioteca diferente e, a cada prateleira conseguida, a cada novo livro recebido e a cada cadastro de novo usuário o entusiasmo aumentava. Estavam no caminho certo.

Em dois anos os cerca de setenta livros se transformaram em 500 e chamou a atenção da imprensa. Primeiro no jornal da cidade e depois no maior periódico do estado.

A partir de então as pessoas começaram a ver a Borrachalioteca como um espaço de leitura e mais e mais pessoas freqüentavam o lugar, tanto para ler como para doar mais livros.

Para dar maior legitimidade ao projeto foi criada uma ONG, denominada Instituto Cultural Aníbal Machado, pois como pessoa física ficaria impossível propor parcerias para melhor atender o público de leitores que aumentava a cada dia.

Em 2007 a Borrachalioteca passou para uma sala ao lado da borracharia e as ações de mediação de leitura começaram a acontecer: primeiro as “Tardes culturais” que consistem na narração e leitura de histórias para os estudantes da rede pública da cidade e da região metropolitana, posteriormente as oficinas e curso livre de língua estrangeira.

Também em 2007 a Borrachalioteca foi uma das vencedoras do Prêmio Vivaleitura, na categoria Bibliotecas Públicas, privadas e comunitárias. O que contribuiu para que o alcance da iniciativa fosse mais abrangente, pois com o recurso criamos outra biblioteca para ampliar as ações. A Sala Son Salvador que fica localizada no bairro Cabral e atendente cerca de 300 pessoas ao mês e também realizada atividades de mediação de leitura.

Em 2008 Borrachalioteca foi contemplada no I Concurso Pontos de Leitura - Edição Machado de Assis, do Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura, que melhorou nosso acervo e infraestrutura, com o recebimento de equipamentos novos para a biblioteca.

Neste ano, foram inaugurados mais dois espaços de leitura: a “Libertação pela Leitura” dentro do Presídio de Sabará e a Casa das Artes, espaço que abriga uma biblioteca infantojuvenil e uma cordelteca, além de ser a sede dos projetos “Arautos da Poesia“ e “Tambores Gerais”. A Casa das Artes tem o patrocínio do Governo de Minas, através do Fundo Estadual de Cultura.

Ao longo desses oito anos, o apoio do governo federal a Borrachalioteca foi decisivo para dar continuidade ao projeto. Possibilitou uma maior visibilidade (como a alcançada com o Prêmio Vivaleitura) e contribuiu de forma sistemática, não só a esse projeto de leitura, como diversos outros no Brasil, ao contemplar quase 600 entidades e pessoas físicas, com o Prêmio Pontos de Leitura, que teve representantes de todas as regiões brasileiras, possibilitando um novo impulso para que esses projetos não apenas continuem, mas também ampliem suas ações e que assim, se possa resgatar a dívida histórica do país em relação ao livro e a leitura.

Marcos Túlio Damascena

Idealizador da Borrachalioteca


Nenhum comentário: