domingo, 31 de agosto de 2008

Borrachalioteca: apresentação


O Instituto Cultural Aníbal Machado/Borrachalioteca de Sabará é uma entidade civil sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública para o município (Lei nº 027/07). Em atividade desde o ano de 2002, anteriormente à criação do Instituto, a Borrachalioteca tem como objetivos o fomento à prática da leitura, a difusão cultural e o aprimoramento humano. Integra a Associação de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo amplo diálogo com os principais organismos de fomento à leitura do país, tendo colaboradores espalhados por todo o país e no exterior.
O acervo da Borrachalioteca é composto por aproximadamente 10000 obras, dentre as quais romances, livros didáticos e paradidáticos de diversos níveis, enciclopédias, dicionários, publicações científicas, “gibis” e livros infantis, cuja manutenção é realizada por agentes voluntários, em espaço mantido através de recursos próprios.
Dentre as ações desenvolvidas destacam-se: disponibilização de acervo literário à comunidade (cerca de 10000 títulos), acolhimento de visitantes, participação em eventos culturais e educacionais e realização de apresentações artísticas em geral (contação de histórias, teatro, música etc.). Embora carente de recursos materiais e infra-estrutura, realiza um importante trabalho de formação de leitores e difusão literária, voltado para públicos de todas as classes sociais e faixas etárias. Em reconhecimento a suas ações de incentivo à leitura recebeu do Ministério da Cultura, da Educação e da Fundação Santillana o 1º lugar no Prêmio Viva Leitura 2007 na categoria que engloba as bibliotecas públicas, privadas e comunitárias.
Em junho foi inaugurado o I° Ponto de Leitura da Borrachalioteca, a Sala Son Salvador no bairro Cabral, também em Sabará - MG. Nesse espaço realizamos as mesmas ações da matriz: visita de alunos e contação de história, além do empréstimo domiciliar de livros.
Em janeiro de 2010 a Borrachalioteca inaugurou a biblioteca "A Libertação pela Leitura" que funciona dentro do presídio municipal.

Um comentário:

Olegário Alfredo disse...

Bacana reportagem, de merecimento justo. Att Olegário